Sempre tento explicar para as pessoas com o discurso "não tem dinheiro para hospital mas tem pra copa", que, o dinheiro dos estádios são financiamentos, empréstimos. Uma empresa privada investe na construção com adiantamento do dinheiro que vai devolver à união, seria muito bom se empresas quisessem também construir escolas e hospitais, só que não.
Empresas investem no que vão lhes garantir retorno, e bebidas, alimentos, turismo e entretenimento geram muito lucro.
A empresa fica com o lucro e as pessoas com o emprego, e o produto que conseguir consumir, com claro objetivo de lucro empresas não são só boas, elas geram lucro mas também geram desmatamento, poluição, precarização do trabalho e até escravidão, são reguladas por leis e organismos públicos e sindicatos, esta é uma discussão central, mas é outra discussão, parece óbvio, mas por que então estamos mergulhados no senso comum construído por gigantes corporações detentoras dos meios de comunicação?
Empresas não investem em hospitais e escolas pois entendem que já pagam impostos, mas nem todas pagam, isso em outros países, já que muitos gostam da comparação, é crime e dá cadeia, aqui não.
A Globo não mostra a Darf, sonegadora.
A copa vai passar, os investimentos serão devolvido voltando para financiamento de outros projetos, esta é a função deste dinheiro, esta é a sua rubrica orçamentária, o dinheiro da educação e saúde também tem rubrica, esta precisa de acompanhamento em todas as esferas de poder.